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      Como colocar em prática o exercício da liderança que decide o rumo das organizações nos dias de hoje? A resposta está na Liderança de resultados, a verdadeira essência do líder de resultados é inspirar e criar novos seguidores, o líder de resultados motiva, tem carisma e provoca as pessoas a dar o melhor de si para que sua empresa gere cada vez mais lucros. Reconhece a diferença entre obstáculo e desafio, sabe visualizar riscos, orienta, treina e desenvolve seus liderados,e acima de tudo tem obsessão por resultados.

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    • 21
      Mai

      Bolsas da Ásia caem com expectativa de redução de estímulo nos EUA

      Postado por Cássio Barretto12 Comment(s)

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      As ações asiáticas caíram e o dólar subiu em relação a várias moedas, com investidores operando cautelosamente diante de expectativas de que o chairman do banco central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, irá sinalizar uma redução do estímulo de compra de títulos antes do esperado.

      O ínicio de um corte no programa de compra de ativos começando no verão do hemisfério norte foi sinalizado pelo presidente do Federal Reserve de São Francisco, John Williams, na semana passada --colocando fortemente o assunto na agenda do comitê.

      Outro membro do painel do Fed, o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, disse na segunda-feira que o banco central pode continuar seu programa de estímulo com velocidade total durante o verão, mas interrompê-lo abruptamente no outono se até lá houver confiança de que a melhora no quadro de emprego é sustentável.

      Bernanke pode revelar o momento de uma redução no programa quando falar na quarta-feira diante do Comitê Econômico Conjunto do Congresso.

      Os mercados acionários na Ásia tiveram desempenho fraco, apesar de o índice Nikkei, do Japão, ter atingido uma nova máxima em cinco anos e meio.

      O índice caiu inicialmente, uma vez que uma pausa na desvalorização do iene impulsionou uma realização de lucros, mas se recuperou para atingir a máxima intradia em cinco anos e meio. O Nikkei encerrou em leve alta de 0,13%.

      Às 7h55 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,4%.

      As ações australianas recuaram 0,56% devido a realização de lucros. Na Coreia do Sul, as ações tiveram ligeira queda de 0,07%, afastando-se de um nível de resistência.

      O mercado recuou 0,54% em Hong Kong e a Bolsa de Taiwan teve variação positiva de 0,07%, enquanto o índice referencial de Xangai subiu 0,22%. Cingapura retrocedeu 0,3%.

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    • 21
      Mai

      Na crise, alemães são vistos como mais ‘confiáveis’ e ‘arrogantes’ da Europa

      Postado por Cássio Barretto12 Comment(s)

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      Mais uma pesquisa mostra que a crise econômica está dividindo a Europa em duas partes: a Alemanha e o resto.

      O Pew Research Center, um instituto de pesquisa, tentou identificar o grau de otimismo ou pessimismo dos europeus em relação a seus próprios países e também à União Europeia como um todo.

      Os alemães deram respostas completamente diferentes dos demais. Eles estão satisfeitos com os rumos de sua nação (57% pensam assim), acreditam que a integração econômica fortaleceu o bloco (54%), aprovam seu chefe de governo (74%) e são favoráveis à União Europeia (60%).

      Ao mesmo tempo, os alemães são rotulados como os mais “confiáveis” da Europa, segundo a população de sete dos oito países pesquisados (só os gregos não os elegeram). No entanto, ele ganharam também outro estereótipo, o de mais “arrogantes”, na opinião dos cidadãos de cinco países.

      Em todos os oito países em que foi feita a pesquisa, o número de pessoas que acreditam que a integração europeia fortaleceu a economia diminuiu. Somente na Alemanha a maioria ainda crê nessa hipótese.

      Os dados mostram que mesmo na França, a segunda maior economia da Europa, a percepção é completamente diferente da Alemanha. Enquanto 91% dos franceses acham que vivem má situação econômica, somente 25% dos alemães pensam assim.

      Em sete países onde foi feita a pesquisa, a maior parte da população acha que o seu presidente ou primeiro ministro não está sabendo lidar com a crise. A Alemanha é a única exceção: 74% aprovam a chefe do governo, Angela Merkel.

      Do total da população alemã, 75% consideram que as condições econômicas atuais são boas. Além de o percentual ser, disparado, o maior entre os países pesquisados, é também o único que cresceu.

      A crise veio como um balde de água fria na população dos demais países. Em 2007, nada menos que 65% dos espanhóis estavam satisfeitos com a situação econômica de seu país; hoje, só 4% estão. Na França, o percentual passou de 30% para 9%.

      Mais austeridade

      Apesar de a situação da Europa não ter melhorado depois que os governos resolveram cortar gastos para pagar dívidas, a maioria da população acredita que esse é o caminho para sair da crise.

      Na França, 81% acreditam que reduzir despesas públicas para pagar juros é melhor do que aumentar gastos para estimular a economia. Já na Grécia, só 37% defendem que o governo continue cortando gastos. Essa diferença pode ser explicada porque o governo da França fez um esforço fiscal menor do que o da Grécia a partir de 2008. O setor público grego, que gastava mais antes da crise, fez um ajuste forte e hoje caminha para o sexto ano seguido de recessão.

      Curiosamente, o apoio ao euro ainda é forte na população dos países. Nada menos que 69% dos gregos querem continuar com a moeda única; entre os espanhóis, a proporção é de 67%.

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    • 21
      Mai

      Embraer recebe pedido de 200 aviões no valor de R$ 17 bi de áerea dos EUA

      Postado por Cássio Barretto12 Comment(s)

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      A empresa aérea norte-americana SkyWest anunciou nesta terça-feira (21) um acordo com a brasileira Embraer (EMBR3) que envolve encomenda de 40 jatos regionais modelo 175, num contrato que pode ser ampliado para até 200 aviões. Cada aeronave 175 tem preço de tabela de US$ 41,7 milhões.

      Segundo a Embraer, se todos os 200 jatos forem confirmados, o valor do contrato a preços de tabela tem valor estimado em R$ 17 bilhões. O pedido inicial de 100 jatos é estimado em US$ 4,1 bilhões (cerca de R$ 8,4 bilhões).

      Os primeiros aviões, com 76 lugares, devem começar a ser entregues no 2º trimestre de 2014.

      O negócio é considerado pela Embraer "uma das mais importantes encomendas da história das duas empresas".

      "Este é realmente um marco para a Embraer. Como nosso maior cliente de aviões Brasilia e ERJ, a SkyWest agora seleciona o modelo aprimorado do E-Jet para sua frota, validando a confiança na Embraer e reconhecendo as grandes capacidades do E175 como a melhor aeronave na sua categoria", disse, em nota, Paulo Cesar Silva, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

      "Estou confiante de que o tecnologicamente avançado E175 será a principal aeronave da empresa, trazendo maior eficiência à companhia aérea e um grande nível de conforto aos seus clientes", afirmou Silva.

      A SkyWest, com sede em Utah, nos Estados Unidos, é o maior grupo aéreo regional do mundo e controladora da SkyWest Airlines e da ExpressJet.

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    • 21
      Mai

      Promotoria sueca acusa três executivos da Saab de fraude contábil

      Postado por Cássio Barretto12 Comment(s)

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      A “novela” sobre a fabricante de automóveis sueca Saab ganhou mais um capítulo. De acordo com informações da agência de notícias Associated Press, a promotoria sueca acusa três ex-executivos da chamada Saab Automobile AB de fraude contábil. Eles foram presos.

      De acordo com o procurador Olof Sahlgren, os suspeitos teriam falsificado documentos de contas da Saab, entre 2010 e 2011, na tentativa de evitar controles fiscais quando a crise da empresa se agravou. O crime prevê uma pena de até quatro anos de prisão.

      Sahlgren, segundo a Associated Press, não quis identificar os ex-executivos, que trabalharam para a Saab enquanto a marca sueca estava sob administração do fabricante de carros de luxo holandês Spyker, que, por sua vez, havia comprado a empresa do grupo norte-americano General Motors.

      A Saab pediu concordata em dezembro de 2011, após Spyker não conseguir reviver a marca deficitária. Assim, a empresa de Hong Kong dona da National Electric Vehicle Sweden adquiriu a Saab, dizendo que planeja produzir carros elétricos sob a marca sueca.

       

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    • 21
      Mai

      Sistema vai permitir pagamentos e transferências via SMS, diz ministério

      Postado por Cássio Barretto12 Comment(s)

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      O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, disse nesta segunda-feira (20) que o sistema de pagamento móvel vai permitir que brasileiros façam pagamentos e transferências de valores por meio de envio de mensagem de celular (SMS).

      O pagamento móvel (mobile payment) foi regulamentado por meio da medida provisória 615, publicada na edição desta segunda do Diário Oficial da União. Segundo Martinhão, esse tipo de transação já é possível hoje no país, mas não é difundida justamente porque faltava a regulamentação.

      O Ministério das Comunicações e o Banco Central ainda precisam detalhar algumas das regras, o que deve acontecer até novembro. Depois disso, a expectativa é que o serviço de pagamento móvel comece a se popularizar.

      Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o Brasil tem hoje pouco mais de 260 milhões de linhas ativas de celular. O uso do serviço de pagamento pode ser feito por meio de qualquer aparelho, desde que seja possível enviar e receber SMS. Não é preciso um smartphone (com acesso à internet).

      “O processo para uso do mecanismo será tão fácil quanto enviar um SMS. E a inserção de recursos será tão simples quanto recarregar um celular pré-pago”, disse Martinhão durante entrevista no Banco Central em que foram dados detalhes sobre a MP.

      Atualmente, são feitas diariamente no Brasil 8 milhões de recargas em celulares pré-pagos e enviadas cerca de 60 milhões de mensagens de texto.

      Inclusão bancária
      O pagamento via celular vai funcionar por meio da criação de uma conta vinculada à linha telefônica, que não vai precisar, necessariamente, ser uma conta corrente convencional, de banco. Criada a conta, a pessoa precisa colocar créditos nela. O processo funciona como recarregar um celular pré-pago.

      Com crédito em conta, será possível fazer os pagamentos ou transferências. Para isso, segundo o governo, vai bastar enviar uma mensagem indicando o valor e o destinatário (número do telefone vinculado a uma loja ou taxista, por exemplo).

      De acordo com o diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes, essa conta de pagamento vai poder ser estabelecida por qualquer instituição de pagamento, que pode ser um banco, operadora de cartão de crédito ou uma terceira empresa criada por banco e operadora de celular, por exemplo. Nos últimos meses, grandes empresas de telefonia e instituições financeiras anunciaram parcerias visando a oferta do serviço.

      “Apesar de a conta de pagamento não precisar ser uma conta corrente, o dinheiro físico [do crédito feito pela pessoa] estará depositado numa conta tradicional de banco. Mas quem terá relacionamento com o banco é a empresa e não a pessoa”, disse Mendes.

      O diretor disse que o governo vê na telefonia móvel uma oportunidade muito grande de fazer a inclusão bancária de uma parcela da população que, ainda hoje, realiza operações apenas com dinheiro. Ele apontou que o governo deverá limitar as transações, mas o valor ainda vai ser definido.

      O secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, avaliou que as operadoras do país estão aptas a oferecer o serviço e que o aumento do uso do SMS por conta de sua difusão não deve causar congestionamento nas redes de telefonia móvel.

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    • 21
      Mai

      Brasil criou 4 milhões de empregos formais desde 2011, diz Dilma

      Postado por Cássio Barretto12 Comment(s)

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      A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (20), durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que o Brasil criou 4,139 milhões de empregos formais desde janeiro de 2013.

      "Chegamos a essa marca histórica agora no mês passado, em abril, quando foram gerados quase 200 mil novos postos de trabalho", disse a presidente, antecipando dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que devem ser divulgados ainda esta semana pelo Ministério do Trabalho.

      Segundo a presidente, o setor de serviços foi o responsável pela geração de quase metade desse número desde janeiro de 2011, alavancadas principalmente pelos setores de saúde, educação, comércio e serviços financeiros.

      “Ampliou-se muito também as oportunidades de trabalho no setor de serviços financeiros, devido à chamada bancarização da nossa população, ou seja, nossa população, que antes não usava banco, passou a usar banco”, disse Dilma.

      Outros 500 mil empregos foram criados na construção civil, estimulados por investimentos privados e públicos, como programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, disse a presidente.

      Dilma defendeu as compras do governo federal como medida para estimular a geração de emprego na indústria e nas micro e pequenas empresas. “Essas compras que o governo federal faz melhoram a vida da população e também ajudam a aquecer a produção da indústria e isso gera emprego, necessariamente”, disse.

      A presidente justificou ainda a adoção de medidas de estímulo à “indústria de material de transporte”, que produz carros, caminhões, ônibus, vagões, locomotivas, retroescavadeiras e autopeças.

      “Diminuímos o IPI dos carros e dos caminhões, diminuímos os juros dos empréstimos para quem compra caminhões e ônibus, e também desoneramos a folha de pagamento das empresas de transporte coletivo”, defendeu a presidente.

      Desemprego
      Dilma acrescentou também que a taxa de desemprego registrada em março deste ano foi de 5,7% – a menor para os meses de março dos últimos 11 anos. “Isso mostra que o Brasil vive hoje praticamente em pleno emprego e que o desemprego tende a se manter muito baixo”, afirmou.

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  • QUALIDADES DO LÍDER - DOZE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PESSOAS

    Bons técnicos, ao assumirem posições de comando, tornam-se maus gestores de pessoas. O conhecimento técnico é importante, entretanto, representa apenas uma parcela das habilidades necessárias aos gestores. O autêntico líder necessita estudar, entender e praticar algumas competências essenciais.


    AS DOZE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A GESTÃO DE PESSOAS:


    1- Cooperação e confiança mútua. Líderes observam os seus colaboradores e cuidam para que haja cooperação. Ao detectar algum comportamento inadequado, imediatamente O GESTOR deve intervir. Comportamentos inadequados devem ser corrigidos mediante uma abordagem direta, clara e objetiva. A confiança, principalmente por parte dos liderados, só vai ocorrer se o líder se colocar de forma imparcial e justa, e não privilegiar um ou outro preferido que muitas vezes chega a posições de destaque apenas porque conta com o forte apoio do líder. Algumas situações que ocorrem com algumas lideranças geram insatisfações e frustrações provocando grande desgaste para o ambiente corporativo.


    2- Tomada de decisão onde existe a competência. As mudanças devem ser preparadas e executadas desde que se assegure que as competências essenciais existam. Alguns funcionários são mais analíticos, outros são generalistas. No ambiente profissional existem funções que requerem perfis específicos e o mau líder pode não ter percepção para compreender os perfis dos funcionários e as necessidades das funções, podendo comprometer os resultados. Não raro encontramos situações onde um colaborador é promovido para a incompetência. Por exemplo: um bom vendedor pode ser um mau gerente, ou pode ocorrer o caso de uma promoção se dar antes de um período necessário de preparação, ou seja, de forma precipitada. Algumas decisões requerem ampla avaliação, estudos de cenários, estudos econômicos detalhados, no entanto encontramos empresas que somam enormes perdas por decisões tomadas sem a avaliação correta.


    3- Gerenciamento focado em resultado. Líderes centralizadores e preocupados em controlar todas as rotinas de seus subordinados demonstram incapacidade de formar uma equipe competente. Formar uma equipe competente, capaz de tocar a rotina de uma área, favorecerá que o líder se torne disponível para se voltar para os resultados mais importantes. Bons líderes devem priorizar resultados e serem competentes para liderarem equipes motivadas e confiáveis.


    4- Avaliação de performance contínua e clara. Prover feedback contínuo aos membros de sua equipe é característica dos líderes. Mencionar aos seus colaboradores os pontos fortes observados irá contribuir para que tais pontos se fortaleçam ainda mais. Por outro lado, apontar as falhas ocorridas e as necessidades das melhorias evitarão reincidências futuras.


    5- Comunicação franca. A abordagem do líder deve ser franca, direta e objetiva. A comunicação deve ocorrer sem grandes introduções e rodeios. Um líder não perde tempo e comunica francamente o que for necessário.


    6- Informações compartilhadas. Hoje as grandes organizações expõem as suas visões, seus valores e metas nos murais. Dentro das áreas de uma organização, os gestores devem adotar papel semelhante, ou seja, não existe nada pior do que participar ativamente de um projeto e depois ser ignorado pelo seu superior.


    7- Trabalhando com emoções e argumentos em situações de conflito. Diversos tipos de conflito ocorrem dentro de uma área de trabalho, como por exemplo, problemas entre os membros da equipe ou problemas de um membro da equipe com pessoas de outras áreas. Em situações de conflito, um líder deve procurar antecipar as reações e entender as emoções. Uma forma de intervir é efetuar indagações que sirvam para o colaborador controlar suas emoções e assumir comportamentos mais adequados. Exemplos de questões: Qual a consequência que esse problema pode acarretar? Como podemos evitar situações semelhantes no futuro?


    8- Fazer uso de diversas opiniões, argumentos e diferentes culturas. A prática da democracia é difícil e todos os governos democráticos possuem defeitos, mas ainda não surgiu melhor sistema. As empresas precisam da prática da democracia, mas sem abrir mão de uma liderança forte e voltada para resultados.


    9- Comprometimento com novas ideias. Muitas grandes ideias foram consideradas ridículas quando expostas pela primeira vez. Recriar o que existe visando eficiência e eficácia, rever processos para cortar o que não agrega valor, buscar sinergias, reduzir custos, são elementos que normalmente estão atrelados às novas ideias, logo, o gestor deve estar comprometido com novas ideias.


    10- Identificar e destacar méritos. Certa ocasião um gerente recebeu uma carta parabenizando-o por um resultado alcançado em uma empresa onde ele havia pedido demissão há três meses - vejam até onde chegou à capacidade de reconhecer e destacar méritos do antigo gestor dessa empresa. Todo funcionário quer ter o seu mérito destacado. Um gestor que esconde os méritos de seus colaboradores e capitaliza somente para si os resultados estará agindo de forma individualista. Um gestor que identifica e destaca méritos de forma justa e imparcial, propiciará a sua equipe maior comprometimento, além de que melhorará o clima de trabalho.


    11- Compartilhar e desenvolver parcerias. Desenvolver parcerias significa disposição para compartilhar responsabilidades, obrigações e méritos. Parceria é uma relação ganha-ganha onde o equilíbrio, a honestidade e a ética são elementos sempre presentes. Não existe a possibilidade de se tornar um líder sem compartilhar e desenvolver profundas relações de parcerias com o seu grupo de colaboradores e com outras partes dentro e fora da empresa.


    12- Comprometimento com liderança. O líder precisa ter consciência da responsabilidade que carrega e da necessidade de estar comprometido com a liderança. Um adequado comprometimento com a liderança se reflete em uma equipe forte, que trabalha motivada e que entrega resultados.


    Conclusão: As competências essenciais relatadas esgotam as qualidades necessárias a um bom líder? A resposta certamente é não. A essas qualidades podemos juntar outras como ética, caráter e coragem. Ao analisarmos os líderes em atividade, notaremos que frequentemente muitos desses atributos estão ausentes. As empresas fixam metas agressivas de crescimento, rentabilidade, dentre outras, mas deveriam, além disso, também mensurar, avaliar e buscar avanços no comportamento de seus gestores.